Vencedores

2002

Kelly Clarkson

A primeira Idol eleita pelo público mostrou do que o programa é feito. Kelly Clarkson deixou de ser uma simples garçonete para ser uma das cantoras pop mais aclamadas da nova geração. Kelly Brianne Clarkson nasceu no dia 24 de abril de 1982. Em 2002, após vencer a primeira temporada do reality show, Kelly Clarkson lançou Thankful, mas foi apenas em 2004, com a chegada de Breakaway ao mercado, que a cantora conseguiu ter mundialmente o reconhecimento que já possuía nos Estados Unidos. No seu país natal, o álbum levou seis discos de platina, outros 6 na Austrália, 7 na Irlanda, 5 no Canadá e muitas outras certificações ao redor do mundo. Com My December, de 2007, Kelly deu uma pausa nas grandes vendas, o lançamento do terceiro trabalho foi rodeado de polêmica. Em 2009, a cantora se redimiu: All I Ever Wanted quebrou novos recordes antes mesmo do lançamento. O sucesso seguiu em 2011 com o lançamento de Stronger, com boas vendas, críticas positivas da imprensa e indicado ao Grammy. Em 2012, a cantora quis comemorar seus dez anos de carreira lançando sua primeira coletânea – Greatest Hits: Chapter One.

KC2003 KC2004 KC2007 KC2009 KC2011 KC2012

Outros Idols da 1ª temporada:
O vice-campeão Justin Guarini também assinou com a RCA Records, mas reicindiu contrato logo após a sua estréia. Em 2005, o cantor lançou um álbum de jazz. Nikki McKibbin (3º lugar), Tamyra Gray (4º lugar), R.J. Helton (5º lugar) e Christina Christian (6º lugar) conseguiram contratos, mas não tiveram sucesso expressivo na indústria da música.

2003

Ruben Studdard

Christopher Ruben Studdard nasceu em no dia 12 de setembro de 1978, no Alabama. Ele se inscreveu no American Idol a pedido de uma amiga e acabou levando o título na segunda temporada. Antes do programa, chegou a fazer backing vocals em grupos de R&B e Jazz. Sua voz suave rendeu-lhe o apelido de “The Velvet Teddy Bear” (O Ursinho de Veludo), dado pela lendária Gladys Knight. Ruben foi o primeiro participante do AI a ser nomeado ao Grammy por uma performance no programa (“Superstar”, melhor performance R&B), mas o reconhecimento fora do programa, não se traduziu a vendas quando comparado com a primeira vencedora. Apesar de o primeiro álbum, Soulful (2003), ter levado disco de platina, os trabalhos na sequência não foram tão bem. I Need an Angel (2004) e The Return (2006) não venderam mais do que 700 mil cópias juntos. Em maio de 2009, Ruben lançou o quarto álbum Love IS.

Outros Idols da 2ª temporada:
Clay Aiken, o segundo colocado, já lançou quatro álbums. O seu primeiro álbum solo, Measure Of a Man, vendeu 613 mil cópias na primeira semana, fazendo com que Clay, até o presente, seja o Idol com a melhor vendagem na semana de lançamento. O álbum alcançou a marca de disco de platina triplo. O 2º colocado lançou mais 3 álbums, sendo um de regravações e um de natal. Em 2008, Clay estreou na Broadway na peça Monty Phython Spamalot.

Além de Studdard e de Aiken, Kimberley Locke (3º lugar), Josh Gracin (4º lugar) e Carmen Rasmusen (6º lugar) assinaram contrato com gravadoras independentes.

2004

Fantasia Barrino

A moda do R&B continuou no ano seguinte. A cantora, nascida aos 30 de junho de 1984, levou o título na terceira edição do programa, mas desde 2004 só colocou 2 álbums no mercado. Free Yourself, o primeiro pós-idol, teve uma boa recepção, com um milhão e 800 mil cópias, rendendo-lhe um disco de platina. O segundo, Fantasia, não conseguiu um terço deste número ficando apenas com a certificação de ouro. Fantasia chegou a ser indicada a 8 prêmios Grammy e levou seu trabalho para a Broadway ao ser convidada para o espetáculo “The Color Purple” (A Cor Púrpura), uma adaptação do romance ganhador do Pulitzer, de Alice Walker. Em 2009, Fantasia lançou seu terceiro disco. Back to Me foi bem recebido no mercado estreando na 2ª posição da parada de álbuns da Billboard americana. Para 2013 a cantora pretende lançar seu quarto álbum The Side Effects of You.

Outros Idols da 3ª temporada:
Além do seu álbum de estreia sob contrato da Sony Music e de seu EP country acústico lançado em 2009 (vendido apenas através do iTunes), Diana DeGarmo, a segunda colocada no AI3, também obteve destaque ao ser convidada para atuar na Broadway. Jasmine Trias (3º lugar), LaToya London (4º lugar), George Huff (5º lugar) e Camile Velasco (9º lugar) também conseguiram contratos.

Entre os finalistasde 2004, aquela que obteve a maior expressão foi Jennifer Hudson. Após sua eliminação chocante no TOP 07, a cantora estourou após o papel de Effie White, na adaptação para os cinemas do musical Dreamgirls. Por este papel, Hudson ganhou um prêmio Oscar como atriz coadjuvante. Em 2008, a cantora lançou seu primeiro álbum solo e atualmente estrela a série musical Smash.

2005

Carrie Underwood

Em 2005 o American Idol provou toda sua força ao colocar no mercado fonográfico uma das cantoras mais bem sucedidas da nova safra de cantoras country. Nascida no dia 10 de março de 1983, em Muskogee, Oklahoma, Carrie Marie Underwood, que já tinha 3 trabalhos independentes lançados na sua adolescência, venceu a quarta temporada, e em seguida, conquistou o título de melhor lançamento de uma cantora country na história. Com o primeiro álbum, Some Hearts (2005), Carrie recebeu sete discos de platina apenas nos Estados Unidos. O trabalho seguinte, Carnival Ride (2007) já recebeu disco de platina triplo, também somente nos EUA. Com seu álbum mais recente, Play On, Carrie Underwood bateu novo recorde colocando seu 11º single consecutivo como o número 1 da parada country da Billboard, um recorde que vem quebrando desde o 7º, já que a marca registrada antes disso pertencia a outra cantora que a conseguiu há mais de 20 anos. Desde o início da carreira, Underwood já recebeu mais de 80 prêmios que incluem, entre outros, vocal feminino, melhores álbuns, melhores videos, ícone da moda etc. Seu quarto álbum Blown Away, lançado em 2012 vendeu mais de 260.000 cópias em sua primeira semana.

Outros Idols da 4ª temporada:
O vice-campeão Bo Bice lançou dois CDs pós American Idol. O mais expressivo, The Real Thing, chegou a disco de ouro. Constantine Maroulis também lançou dois álbums após o programa. Nenhum dos 2 conseguiu um resultado expressivo, mas Maroulis segui os passos de outros companheiros e também acabou na Broadway, sendo indicado, em 2009, ao prêmio Tony de melhor ator pelo musical Rock of Ages. A terceira colocada, Vonzell Solomon, lançou um álbum e conseguiu um papel no filme Still Green (sem título em português). O 4º colocado, Anthony Fedorov, não lançou nenhum álbum, mas chegou, também, ao mundo dos musicais, começando, em 2007, suas atuações em musicais off-Broadway, caminho também seguido recentemente por Scott Savol, 5º colocado.

2006

Taylor Hicks

Outro que se dedicou a peças teatrais após o American Idol, sendo convidado para uma nova versão do musical Grease, foi o ganhador da quinta edição, Taylor Hicks. Taylor Reuben Hicks, que nasceu no dia 7 de outubro de 1976, já possuía 2 álbums intependentes antes de ingressar no programa, In Your Time (1997) e Under The Radar (2005). Juntos, os trabalhos não venderam mais do que 19 mil cópias. Após o American Idol, Taylor lançou o álbum homônimo com pouco mais de 700 mil cópias, a segunda pior estréia de um Idol no mercado. Taylor retomou a carreira musical em 2009 com o álbum The Distance.

Outros Idols da 5ª temporada:
A quinta temporada do American Idol foi a mais produtiva do programa. Dez dos doze candidatos principais conseguiram contratos com gravadoras. Katharine McPhee, a 2ª colocada, lançou seu álbum de estreia e deixou a Sony Music logo após o encerramento do contrato, lançando, em janeiro de 2010, o segundo álbum por uma gravadora independente e atualmente é a estrela da série Smash. Elliott Yamin (3º lugar), Chris Daughtry (4º lugar) e Kellie Pickler (5º lugar) possuem dois álbums cada. Paris Bennett (5º lugar) e Bucky Covington (8º lugar) lançaram seus álbums de estreia e atualmente estão produzindo novos trabalhos. Ace Young (6º lugar) lançou seu primeiro álbum em 2008 com vendagem de apenas 10 mil cópias. Mandisa (9º lugar) já colocou no mercado quatro álbums. Lisa Tucker 10º (lugar) fez aparições em séries de TV (como The O.C., 90210 e Zoey 101) e conseguiu uma gravadora independente, mas ainda não lançou seu álbum. Em 2006, a cantora fez participação no álbum de duetos de Dionne Warwick, intitulado My Friends & Me.

2007

Jordin Sparks

Sucesso não se traduz em vendas, mas as boas do American Idol com o mercado voltaram com a ganhadora da sexta edição. Jordin Brianna Sparks, nascida no dia 22 de dezembro de 1989, é a ganhadora mais jovem do programa. Com apenas um álbum lançado em 2007, Jordin se igualou a Kelly Clarkson e Carrie Underwood nos charts da Billboard. Os singles “Tatoo” e “No Air” (com participação de Chris Brown) figuraram nas 10 músicas mais tocadas das rádios americanas. O segundo álbum da cantora, Battefield, lançado dia 21 de julho, repetiu a história.

Outros Idols da 6ª temporada:
O segundo colocado, Blake Lewis, lançou em 2009 seu segundo álbum através de uma gravadora independente. Melinda Doolittle (3º lugar) e LaKisha Jones (4º lugar) lançaram seus primeiros trabalhos em 2009. Chris Richardson (6º lugar) tem previsão de lançar seu primeiro CD em 2010. Phil Stacey (5º lugar) lançou dois álbums através de gravadoras independentes. Um dos concorrentes mais controversos, que chamava atenção mais pelo cabelo do que pela voz, Sanjaya Malakar, lançou um EP e foi convidado a participar da 2ª temporada do reality show I’m a Celebrity, Get Me Out Of Here, no canal NBC. Chris Sligh (10º lugar) é o que tem mais álbums, principalmente antes do Idol, são 5 CDs antes do programa, e dois após.

2008

David Cook

David nasceu no dia 20 de dezembro de 1982. Assim como Carrie e Taylor, David Roland Cook também possui trabalhos gravados antes do American Idol: Analog Heart e The Story Thus Far (com sua antiga banda chamada Axium). Mas foi apenas com o programa que ele ganhou notoriedade. O roqueiro se inscreveu no American Idol para acompanhar o irmão, e foi o primeiro do estilo a vencer o programa. Em 2008, Cook lançou o primeiro álbum pela RCA. O trabalho já rendeu um disco de platina nos Estados Unidos. No dia 28 de junho de 2011, David Cook lançou seu segundo disco, This Loud Morning. Hoje, Cook trabalha de forma independente fazendo shows pelos Estados Unidos.

Outros Idols da 7ª temporada:
O segundo lugar, David Archuleta, lançou quatro álbuns de estúdio e um álbum de músicas natalinas, e está atualmente trabalhando como missionário mórmon no Chile. Jason Castro (5º lugar), Brooke White (4º lugar), Kristy Lee Cook (7º lugar) e Michael Johns (8º lugar) lançaram seus respectivos álbuns cada. David Hernandez (12º lugar) colocou em 2009 para download digital músicas de Natal. Carly Smithson já possuia dois álbums antes do programa e em 2009 assumiu os vocais da banda We Are The Fallen, com ex-integrantes do grupo Evanescence.

2009

Kris Allen

Kris Allen nasceu no Arkansas e estudava na University of Central Arkansas antes de entrar para o programa. Uma curiosidade é que ele foi o primeiro casado a vencer o programa. Assim como outros vencedores, ele também tem um álbum pré-idol, uma produção independente feita por ele e alguns amigos, chamado Brand New Shoes. O cantor assinou seu contrato com a Jive e seu álbum foi lançado em novembro de 2009, rendendo-lhe o marco de “a menor vendagem de um álbum de estreia por um vencedor do American Idol em sua primeira semana”, alcançando o marco de 80 mil cópias vendidas Em 2012 lançou seu segundo álbum Thank You Camellia, com baixas vendas nos EUA, fazendo a gravadora RCA dispensá-lo.

Outros Idols da 8ª temporada:
O vice-campeão Adam Lambert lançou seu primeiro álbum também em novembro de 2009, vendendo por volta de 210 mil cópias na primeira semana. Seu segundo álbum, Trespassing, chegou ao topo de vendas segundo a conceituada resvista Billboard. Já a 4ª colocada, Allison Iraheta, foi de 32 mil cópias de seu álbum lançado em dezembro; Atualmente está a frente da banda Halo Circus. Danny Gokey (3º lugar) lançou seu álbum country em março de 2010.

2010

Lee DeWyze

O campeão do American Idol nasceu em 1986 em Illinois. Antes de participar do programa, Lee chegou a lançar dois discos independentemente . Após ganhar a nona edição, Lee lançou seu terceiro disco em novembro de 2010. Live It Up não foi tão bem recebido e vendeu apenas 39 mil cópias na semana de lançamento. Esta foi a pior estreia de um campeão do programa no mercado fonográfico americano. Em 2012 lançou seu segundo álbum What Once Was.

Outros Idols da 9ª temporada:
Crystal Bowersox, a segunda colocada, também lançou seu disco de estreia em 2010. Farmer’s Daughter teve uma recepção um pouco melhor que o campeão Lee, vendendo 58 mil cópias na semana de lançamento. Atualmente trabalha em seu segundo álbum.

2011

Scotty McCreery

O garoto de voz grave e fanático por baseball é o mais jovem competidor a ganhar o programa. Scotty nasceu em 1993 na Carolina do Norte e não tem nenhum álbum pré-Idol. Com a vitória, Scotty assinou contrato com o grupo Universal e seu primeiro disco será lançado nos próximos meses. O primeiro single foi a música “I Love You This Big” e foi apresentada durante a final do American Idol. Em novembro de 2011, o cantor lançou seu primeiro álbum – Clear As Day – que teve boa crítica e venda nos Estados Unidos. Em 2012, Scotty lançou o álbum natalino Christmas with Scotty McCreery, também com aceitacao do público.

Outros Idols da 10ª temporada: Apesar de ter sido apontada como possível ganhadora, Pia Toscano chegou ao apenas TOP 09. Uma semana após a sua saída do American Idol, a jovem já começou a trabalhar em “This Time”, primeiro single da carreira. Haley Reinhart, James Durbin, Casey Abrams, Stefano Langone e Paul McDonald também tiveram contratos para produção e lançamento de seus respectivos álbuns.

2012

Phillip Phillips

Phillip LaDon Phillips Jr nasceu no dia 20 de Setembro de 1990 e foi o vencedor da temporada 2012 do American Idol. Seu winner’s single “Home” estreou no Top 10 do iTunes com 278 mil cópias vendidas em sua primeira semana. No dia 19 de Novembro de 2012 lançou seu primeiro álbum The World from the Side of the Moon que debutou em quarto na Billboard 200 vendendo 169 mil cópias na primeira semana.

Outros Idols da 11ª temporada: Depois de conquistar o segundo lugar na temporada, a jovem Jessica Sanchez assinou contrato para participar da série do canal FOX, Glee, onde terá um arco de episódio.