O Programa

O American Idol é um reality musical que teve sua primeira temporada exibida nos Estados Unidos em junho de 2002. O programa, que faz parte das séries Idol, foi originado da versão britânica – Pop Idol, uma competição feita para determinar o melhor cantor do país. Instantaneamente, o American Idol se tornou o programa musical com a maior publicidade nos Estados Unidos e foi descrito por executivos de TV rivais como “o show mais impactante da história da televisão”.

O formato tem como parte três jurados que criticam a performance dos candidatos para facilitar o voto do público. Os juízes atualmente são o produtor musical Randy Jackson, o voclaista da banda de rock Aerosmith Steven Tyler e a popstar Jennifer Lopez. A comediante Ellen DeGeneres foi jurada do programa em sua nona edição, enquanto que a compositora Kara DioGuardi participou de duas temporadas da bancada e a cantora e dançarina Paula Abdul também participou do programa em suas oito primeiras temporadas. Símbolo maior do Idol em suas primeiras nove edições, o executivo musical Simon Cowell também marcou presença. A primeira edição do programa foi apresentada por Ryan Seacrest (que apresenta o programa até então) e por Brian Dunkleman.A partir da segunda temporada, o Idol é apresentado somente por Seacrest, já que Dunkleman odiava trabalhar no programa e o estúdio estava insatisfeito com a performance dele. Jimmy Iovine, CEO da Interscope Geffen / A&M Records, é o mentor fixo do programa e conduz os participantes durante a fase final do programa.

O programa visa descobrir o melhor cantor no país. O vencedor é escolhido pelos espectadores, que podem votar através de telefone, Internet ou SMS. Os vencedores até agora foram (em ordem cronológica): Kelly Clarkson, Ruben Studdard, Fantasia Barrino, Carrie Underwood, Taylor Hicks, Jordin Sparks, David Cook, Kris Allen, Lee DeWyze e Scotty McCreery. Veja mais detalhes sobre os vencedores em nossa página sobre eles.

O American Idol é exibido originalmente pela rede de televisão Fox nos Estados Unidos, enquanto que no Brasil é transmitido pelo canal Sony Entertainment Television e pelo canal Fox Life em Portugal. Criado por Simon Fuller (empresário das Spice Girls e do S Club 7), o reality é produzido pela FremantleMedia em parceria com a 19 Entertainment. Bruce Gowers (diretor do clipe “Bohemian Rhapsody” do Queen), Nygel Lythgoe (um dos juízes do programa americano So You Think You Can Dance), Simon Fuller (criador) e Ken Warwick (Gladiador e Grudge Match) fazem a produção executiva do show.

Todos os vencedores e vice-campeões assinam imediatamente com a 19 Entertainment para a produção de seus álbuns. A Sony Music detinha a prioridade na produção destes artistas até 2011, quando a 19 encerou a parceria com a Sony e assinou com a Universal Music Group. Após um ano, o contrato é revisto.

A primeira temporada do American Idol estreou na FOX em junho de 2002. O show foi curto. Durou apenas 13 semanas. A emissora estima que 50 milhões de pessoas assistiram a primeira edição.

As audições aconteceram em New York City, Los Angeles, Chicago, Dallas, Miami, Atlanta, e Seattle. Após passar pelas tradicionais etapas das audições e Hollywood Week, os candidatos se separaram em 3 grupos. Apenas 3 de cada grupo passaram para o TOP 10. A última vaga foi preenchida através da votação wildcard quando todos os eliminados se apresentaram novamente e o mais votado pelo público (R.J. Helton) passou para as apresentações no grande palco.

> Clique e conheça os participantes da 1ª temporada.

Em 2003, a ganhadora Kelly Clarkson e o vice-campeão Justin Guarini, estrearam no cinema com o filme From Justin to Kelly. O musical foi produzido pelo também produtor do AI, Simon Fuller.

Para manter a audiência aguçada pelo programa, a FOX mudou o American Idol para janeiro – data que permanece até hoje. A segunda temporada do American Idol estreou em janeiro de 2003. A edição causou controvérsia porque dois candidatos foram desclassificados: Frenchie Davis após a mídia ter divulgado fotos da cantora de topless e Corey Clark por irregularidades em sua ficha criminal. Para se defender Corey alegou que foi retirado do programa por ter um caso com a jurada Paula Abdul.

> Clique e conheça os participantes da 2ª temporada.

O American Idol recebeu nesta temporada sua primeira indicação ao Grammy por uma performance no programa: Ruben Studdard por “Superstar”.

A terceira temporada do American Idol estreou em 2004. A surpresa da temporada foi a eliminação precoce de Jennifer Hudson, que conquistou Oscar pelo musical Dreamgirls anos depois.

> Clique e conheça os participantes da 3ª temporada.

Fantasia Barrino levou a terceira edição do programa vencendo Diana DeGarmo na final.

A quarta temporada do American Idol contou com a participação de cantores como jurados convidados. Mark McGrath (Sugar Ray), Gene Simmons (KISS), Kenny Loggins, LL Cool J e Brandy participaram das audições em janeiro de 2005. A temporada marcou a maior permanência de um rockeiro: Bo Bice, que chegou a final do programa e perdeu para Carrie Underwood.

Foi a primeira temporada onde foi estabelecido o limite de 28 anos para as audições. Além dessa mudança foi instituído o esquema do top 24. Doze homens e doze mulheres lutavam pelos 12 lugares no TOP principal. A cada programa dois de cada gênero eram eliminados até o público escolher os 6 homens e as 6 mulheres mais populares. Este formato foi executado até o AI7 e retomado no AI9.

> Clique e conheça os participantes da 4ª temporada.

Carrie Underwood foi a final com Bo Bice, vencendo o rockeiro.

A quinta temporada do American Idol começou em janeiro de 2006. Foi uma das temporadas mais bem sucedidas no que diz respeito a vida pós-Idol dos concorrentes. Nove do TOP 12 conseguiram contratos com gravadoras grandes e/ou independentes.

A temporada também marcou o sucesso das bandas escolhidas para a música da eliminação. Daniel Powter com a canção “Bad Day” foi conhecido do dia para a noite, graças ao programa.

> Clique e conheça os participantes da 5ª temporada.

Taylor Hicks venceu a quinta edição. Katharine McPhee foi a segunda colocada.

A sexta temporada do American Idol marcou a vitória da mais jovem vencedora. Jordin Sparks tinha apenas 17 anos quando venceu Blake Lewis.

> Clique e conheça os participantes da 6ª temporada.

Nesta temporada foi exibido pela primeira vez o especial Idol Gives Back – uma campanha beneficente com o intuito de arrecadar dinheiro para instituições de caridade na África e Estados Unidos. Foram arrecadados US$ 70 milhões de dólares. O programa só não foi exibido no AI8 devido à crise econômica americana.

Músicas da despedida: “Home” (Daughtry) e “I’ll Stand by You” (Carrie Underwood).

A sétima temporada do American Idol foi ao ar em 15 de janeiro de 2008 com a vitória apertada de David Cook (56%) sobre David Archuleta. Cook foi o primeiro rockeiro a levar o título do programa.

> Clique e conheça os participantes da 7ª temporada.

Neste ano o Idol Gives Back arrecadou US$ 76 milhões de dólares para instituiçõs beneficentes africanas e norte-americanas.

Músicas da despedida: “Hollywood’s Not America” (Ferras); “Best Days” (Graham Colton) e “Celebrate Me Home” (Ruben Studdard).

A oitava temporada do American Idol foi ao ar no dia 13 de janeiro de 2009. Nesta temporada, a compositora Kara DioGuardi se juntou ao painél de jurados. Além disso, o programa perdeu o produtor executivo Nigel Lythgoe que saiu do AI para produzir seu próprio reality show de dança. Devido à recessão econômica, o Idol Gives Back foi cancelado.

Na 8ª temporada, o formato do TOP 24 foi substituído por 36 candidatos que disputavam 12 vagas. A cada semana o homem e a mulher mais votados e um terceiro nome (independente do gênero) passavam de fase. No último show foi anunciado que o TOP 12 viraria TOP 13. A última vaga foi dada a Anoop Desai. Por causa da nova adição, no primeiro programa de eliminação no palco principal, duas pessoas saíram do programa.

> Clique e conheça os participantes da 8ª temporada.

A surpresa da temporada ficou para a final quando o favorito Adam Lambert perdeu para Kris Allen. Foram mais de 100 milhões de votos, record de votações.

A nona temporada do American Idol foi marcada pela segunda mudança no painel de jurados. Sai Paula Abdul, entra a apresentadora e humorista Ellen Degeneres. Enquanto o nome do (a) substituto (a) de Paula Abdul não era revelado, celebridades da música e da televisão ajudaram Randy, Simon e Kara na seleção dos participantes. Victoria Beckham, Mary J. Blige, Shania Twain, Katy Perry, Avril Lavigne, Joe Jonas, Neil Patrick Harris e Kristin Chenoweth reverazam a quarta cadeira na etapa de audições. A 9ª temporada foi também a última com a participação de Simon Cowell no programa que deixou o American Idol para se concentrar na elaboração do X-Factor Americano.

Durante as audições foi revelado já o primeiro hit do programa. General Platt, de 62 anos, conseguiu apresentar aos jurados a composição própria titulada de “Pants On The Ground”. A música virou hit e ganhou diversos remixes.

> Clique e conheça os participantes da 9ª temporada.

Desde a sexta temporada uma mulher não ia a final do programa. Apesar do feito, Crystal Bowersox perdeu para Lee DeWyze, mas ganhou na semana de lançamento de seus álbuns. Apenas os finalistas assinaram contratos com as divisões da RCA/Sony Music.

A 10ª temporada do American Idol estreou em janeiro de 2011 com mudanças significativas. Sem Simon Cowell, a maioria dos demais jurados também saíram do programa. Apenas Randy Jackson se manteve no painél. Após muitas especulações, Jennifer Lopez e Steven Tyler foram anunciados como parte do juri que voltou a ter apenas três componentes. Além da mudança dos jurados, a nova temporada também sofreu modificações na dinâmica do programa, como a aquisição de Jimmy Iovine como mentor fixo do show.