Vencedores

Kelly Clarkson
A primeira Idol eleita pelo público, mostrou do que o programa é feito. Kelly Clarkson deixou de ser uma simples garçonete para ser uma das cantoras pop mais aclamadas da nova geração. Kelly Brianne Clarkson nasceu no dia 24 de abril de 1982. Em 2002, após vencer a primeira temporada do reality show, KC lançou Thankful, mas foi apenas em 2004 com a chegada de Breakaway no mercado que a cantora conseguiu ter mundialmente o reconhecimento que já possuía nos Estados Unidos. No seu país natal, o álbum levou seis discos de platina, outros 6 na Austrália, 7 na Irlanda, 5 no Canadá e muitas outras certificações ao redor do mundo. Com My December, de 2007, Kelly deu uma pausa nas grandes vendas. O lançamento do terceiro trabalho foi rodeado de polêmica, e em 2009, a cantora se redimiu. All I Ever Wanted, o novo disco da cantora, quebrou novos recordes antes mesmo do lançamento.
Site oficial:
http://www.kellyclarkson.com/


Ruben Studdard
Christopher Ruben Studdard nasceu em no dia 12 de setembro de 1978, no Alabama. Ele se inscreveu no American Idol a pedido de uma amiga e acabou levando a segunda temporada do American Idol. Antes do programa, chegou a fazer backing vocals em grupos de R&B e Jazz. Sua voz suave rendeu o apelido de “The Velvet Teddy Bear” dado pela lendária Gladys Knight. Ruben foi o primeiro participante do AI a ser nominado ao Grammy por uma performance no programa (“Superstar“, melhor performance R&B). Mas o reconhecimento fora do programa, não se traduziu em vendas quando comparado com a primeira vencedora. Apesar do primeiro álbum, Soulful (2003), ter levado disco de platina, os trabalhos na sequencia não foram tão bem. I Need an Angel (2004) e The Return (2006) não venderam mais do que 700 mil cópias juntos. Em maio de 2009, Ruben lançou o quarto álbum Love IS.
Site oficial:
http://www.myspace.com/rubenstuddard


Fantasia Barrino
A moda do R&B continuou no ano seguinte. Nascida em 30 de junho de 1984, Fantasia Barrino levou a terceira edição do programa, mas desde 2004 só colocou no mercado 2 álbums. Free Yourself, o primeiro pós-idol, teve uma boa recepção no mercado com um milhão e 800 mil cópias e um disco de platina. O segundo, Fantasia, não conseguiu um terço deste número ficando apenas com a certificação de ouro. Fantasia chegou a ser indicada a 8 Grammys e levou seu trabalho para a Broadway com o espetáculo “The Color Purple“, uma adaptação do romance ganhador do Pulitzer, de Alice Walker.
Site oficial:
http://www.fantasiabarrinoofficial.com/

Carrie Underwood
Em 2005 o American Idol provou toda sua força em colocar no mercado fonográfico uma das cantoras mais bem sucedidas da nova safra de cantoras country. Nascida no dia 10 de março de 1983, em Muskogee, Oklahoma, Carrie Marie Underwood venceu a quarta temporada, e em seguida, conquistou o título do melhor lançamento de uma cantora country na história. Com o primeiro álbum, Some Hearts (2005), Carrie recebeu sete discos de platina apenas nos Estados Unidos. O trabalho seguinte, Carnival Ride (2007) já recebeu disco de platina duplo, também somente nos EUA. Desde o início da carreira, Underwood já recebeu mais de 80 prêmios que incluem, entre outros, vocal feminino, melhores álbuns, melhores videos, ícone da moda etc.
Site oficial:
http://www.carrieunderwoodofficial.com/

Taylor Hicks
Outro que se dedicou a peças teatrais após o American Idol foi o ganhador da quinta edição. Taylor Hicks. Taylor Reuben Hicks, que nasceu no dia 7 de outubro de 1976, já possuía 2 álbums intependentes antes de ingressar no programa, In Your Time (1997) e Under The Radar (2005). Juntos os trabalhos não venderam mais do que 19 mil cópias. Após o American Idol, Taylor lançou o álbum homônimo com pouco mais de 700 mil cópias, a segunda pior estréia de um Idol no mercado. Taylor retomou a carreira musical em 2009 com o álbum The Distance.
Site oficial:
http://www.taylorhicks.com/

Jordin Sparks
Sucesso não se traduz em vendas, mas as boas do American Idol com o mercado voltaram com a ganhadora da sexta edição. Jordin Brianna Sparks, nascida no dia 22 de dezembro de 1989, é a ganhadora mais jovem do programa. Com apenas um álbum lançado em 2007, Jordin se igualou a Kelly Clarkson e Carrie Underwood nos charts da Billboard. Os singles Tatoo e No Air (com participação de Chris Brown) figuraram nas 10 músicas mais tocadas das rádios americanas. O segundo álbum da cantora, Battefield, sai dia 21 de julho.
Site oficial:
http://www.jordinsparks.com/

David Cook
David nasceu no dia 20 de dezembro de 1982. Assim como Carrie e Taylor, David Roland Cook também possui um trabalho gravado antes do American Idol: Analog Heart, de 2006. Mas foi apenas com o programa que ele ganhou notoriedade. O rocker se inscreveu no American Idol para acompanhar o irmão e foi o primeiro rockeiro a levar o programa. Em 2008, Cook lançou o primeiro álbum pela RCA. O trabalho já rendeu um disco de platina nos Estados Unidos. Na semana de lançamento, o single “Light On” estreou no número 17 no ranking das músicas mais baixadas.
Site oficial:
http://www.davidcookofficial.com/

Kris Allen
O atual Idol é do Arkansas, e estudava na University of Central Arkansas antes de entrar para o programa. Uma curiosidade é que ele foi o primeiro casado a vencer o programa. Assim como outros vencedores, ele também tem um álbum pré-idol, uma produção independente feita por ele e alguns amigos, chamado Brand New Shoes. O cantor já assinou seu contrato com a Jive e o álbum está previsto para a primavera americana.
Site oficial:
http://www.krisallenofficial.com