SPOTLIGHT: Stan Walker, vencedor do Australian Idol 2009

Ele é um jovem cantor de 20 anos, que ficou conhecido por vencer a sétima temporada do Australian Idol (ou OZ, como muitos conhecem o programa). Nascido na Nova Zelândia, ele é descente da tribo Nga Potiki e cativou os jurados nas audições interpretando a música “Ordinary People” do cantor John Legend. Veja como foi a audição:

Prosseguindo na competição, Stan Walker foi conquistando júri e platéia com performances fortes e inusitadas. Um dos mais entusiasmados foi Michael Bublé, mentor em uma das semanas do show, que chegou a declarar: “Quando ele cantou pra mim eu queria chutá-lo dali! Realmente, eu pensei – ‘Porque eu estou aqui, porque?’ […] É duro quando você acha um cantor melhor que você e você ter vir bancar de mentor dele […]”

Variando gêneros em suas apresentações (ele cantou desde “The Climb” a “Single Ladies”, “Umbrella”, “The Circle of Life”, “If I Ain’t Got You” e entre outros), o jovem sempre teve dos jurados e público. Uma das apresentações mais elogiadas de Stan foi quando ele interpretou o grande hit do popstar Prince, “Purple Rain”. Veja como foi essa performance no video abaixo:

No final de 2009 Stan Walker foi coroado como o vencedor do Australian Idol, ganhando um contrato com a Sony Music e com a 19 Entertainment para gravar um álbum. O winner single do cantor – “Black Box”, lançado imediatamente ao final do programa – obteve grande sucesso no país dos cangurus, chegando em 2º lugar das paradas australianas.

Em 9 de dezembro do mesmo ano, é lançado o álbum Introducing… Stan Walker, que conta com as versões em estúdio das músicas defendidas pelo cantor durante sua estadia no Idol. O álbum estreiou no Top 3 dos mais vendidos na Austrália, conquistando tempo depois o disco de platina no país.

Agora, Stan Walker prepara seu álbum de inéditas para o meio de 2010. Com o título de From The Inside Out, o cd conta com colaboradores de peso na música atual, como Ryan Tedder (sim, sempre ele…hehe). Inclusive, o primeiro single do álbum – “Unbroken” – é de composição e produção do conhecido vocalista da banda OneRepublic. O single já está disponível no iTunes da Austrália.

Abaixo, você assiste aos clipes de “Black Box” e “Unbroken”.

Conhece algum artista especial e quer que todo mundo conheça o trabalho dele? Então mande sua sugestão pra gente no nosso email – contato@americanidolbrasil.com – e se a gente gostar, exibe pra todo mundo aqui a sua indicação! Até a próxima, pessoal!