SPOTLIGHT: Erik Grönwall, vencedor do Swedish Idol 2009

Ele é suéco, tem 22 anos e sua marca registrada é a sua potência vocal e presença de palco, fazendo dele um destaque no ano passado como um dos melhores artistas vindos da série Idol e com um estilo que lembra muito vocalistas de bandas de rock dos anos 80 como Jon Bon Jovi e Axl Rose.

Antes do Idol…

Erik Grönwall nasceu em Knivsta, uma pequena cidade a cerca de 30 quilômetros ao norte de Estocolmo, onde estudou em uma escola onde o foco era o estudo de artes como música e teatro. Ali, ele iniciou sua carreira musical tocando guitarra em uma banda de punk rock local e durante o ensino médio ele foi deixando de tocar e foi aprimorando mais seus vocais, tornando-se depois de algum tempo o vocalista e guitarrista de uma banda chamada Raid na capital Estocolmo e tocou com eles até o verão de 2008. Sua carreira começou a deslanchar quando se apresentou no musical We Will Rock You (inspirado nas canções da banda Queen), onde interpretou o personagem Galileo Figaro, fazendo uma série de apresentações na capital sueca. Uma curiosidade: o pai de Erik foi o maior incentivador para o mundo da música, pois nos anos 70 fez sucesso no país com a banda Ceges.

No Swedish Idol 2009…

Com essas qualidades, somadas a ousadas escolhas de músicas durante sua passagem pela edição 2009 do Swedish Idol (a versão suéca do Idol) – que foi do pop de Kelly Clarkson, Robbie Williams ao rock pesado de bandas como Iron Maiden, Queen e Kiss – Erik saiu vitorioso da competição, onde na final cantou o winner single “Higher”. A música, lançada logo após sua vitória, recebeu o cetificado de ouro em três dias depois do laçamento.

Vejam um resumo das melhores performances de Erik no programa no playlist abaixo:

Um mês depois, Erik lança seu primeiro cd: Erik Grönwall, uma compilação de algumas das melhores performances do cantor no reality show, e que logo alcançou o topo dos mais vendidos da Suécia.

Novo álbum…

Em abril passado, ele lançou seu primeiro single – “Crash and Burn”, também conseguindo o topo das paradas suécas – preparando para a chegada de seu segundo álbum (o primeiro com músicas inéditas): Somewhere Between A Rock And A Hard Place, que estreiou no último dia 2 de junho nas lojas.
Vocês podem ouvir na ÍNTEGRA o mais recente álbum do cantor no player abaixo, assim como podem assistir ao videoclipe do mais novo single de Erik Grönwall, “Take Me On”.

Erik Grönwall – Somewhere Between A Rock And A Hard Place

Erik Grönwall – Take Me On (videoclipe)
[media id=696 width=630 height=352]

É isso, pessoal! Em breve, mais algum Idol terá seu destaque aqui na Spotlight, e vocês podem ajudar! Conhecem algum artista vindo de alguma versão do Idol que você acha que mereça destaque? Escreva pra gente – contato@americanidolbrasil.com – e faça seu pedido! Quem sabe seu ídolo não aparece aqui pra todo mundo conhecer?

Até a próxima, galera!