Idol.News4

Site da Billboard faz artigo sobre os dez anos de American Idol

Hoje, 11 de Junho de 2012, marca o décimo aniversário do “American Idol”, e desde a sua estreia o programa vem acumulando alguns números de deixar de queixo caído: Muitos episódios têm atraído mais de 30 milhões de espectadores, e um número recorde de 132 milhões de votos foram conseguidos no final da atual temporada.

Mas os número impressionantes não estão restritos apenas aos telespectadores e os votos, eles também se aplicam à Billboard, onde os Idols ganharam espantosos 345 #1 (incluindo quatro novos no quadro atual, apenas esta semana) através da grande gama de contagens a cada semana em diferentes gêneros musicais. Esses 345 títulos passaram um total de 1,142 semanas no topo da tabela.

Esse grande número está espalhado entre 29 finalistas do AI e um não-finalista (William Hung, cujo “Inspiration” liderou os charts de álbuns independentes por duas semanas em 2004). Apenas cinco Idols são responsáveis por quase dois terços dos 345 nu. #1: A vencedora da primeira temporada Kelly Clarkson, tem 73, seguida por Carrie Underwood (62), Daughtry (grupo de Chris Daughtry da quinta temporada) (38), Fantasia (31) e Ruben Studdard (16).

Uma razão para que os Idols têm sido capazes de acumularem este grandioso número, é que eles foram bem sucedidos em muitos gêneros diferentes. Josh Gracin da segunda temporada foi o primeiro a ter o nº 1 em um chart Country, seguido por Carrie Underwood, Kellie Pickles, Bucky Covington, Kelly Clarkson e Scotty McCreery. Lauren Alaina, Danny Gokey, Casey James, Kristy Lee Cook e Michael Sarver também apareceram nos charts Country.

Nas pesquisas de R&B, Ruben Studdard e Fantasia não são os únicos a garantirem o primeiro lugar. Também temos Tamyra Gray, Jordin Sparks e Jennifer Hudson. Idols que atingiram o nu. 1 nos Christian Charts incluem Clay Aiken, Mandisa, Chris Sligh, Jason Castro, Kris Allen e Carrie Underwood. Kimberley Locke foi a primeira Idol a chegar no topo dos charts Dance, seguida de Kelly Clarkson, Jennifer Hudson, Jordin Sparks, Blake Lewis e Adam Lambert.

O Top 40 Charts Contemponary and Adult também foram dominados pelos Idols. Kelly Clarkson foi a primeira no topo em ambos os formatos, seguida por Daughtry. Kimberley Locke possui três nu. 1. Carrie Underwood também liderou as paradas, juntamente com Elliott Yamin, David Cook e David Archuleta, enquanto Adam Lambert e Kris Allen dominaram essa categoria do Top 40 Charts.

Cada vencedor do programa teve pelo meno um nu. 1 nas paradas da Billboard, a partir de Kelly Clarkson até Phillip Phillips, vencedor da atual temporada. Sua versão de “Home” estreou no topo do Rock Digital duas semanas atrás.

Lee DeWyze vencedor da nona temporada, liderou a mesma lista com seu cover de “Beautiful Day”, do U2. David Cook, vencedor da sétima temporada, tem oito nu. 1. Seu reinado mais longo foram 15 semanas no topo da parada Adult Conteporary em 2008 com “The Time Of My Life”. O vencedor da décima temporada, Scotty McCreery ganhou sete nu. 1, com seu álbum “Clear As Day” com um tempo mais longo de seis semanas em primeiro lugar nos álbuns gerais do país. Jordin Sparks, vencedora da sexta temporada, também tem sete nu. 1, incluindo seu dueto com Chris Brown em “No Air”, que liderou quatro gráficos diferentes.

O vencedor da oitava temporada, Kris Allen, tem apenas quatro nu. 1. Até a data presente, com apenas dois deles lhe dando um total de 48 semanas no topo. Seu single “Live Like We’re Dying” foi um hit pop, mas também liderou 24 semanas nos charts Christian/Gospel. Da quinta temporada, o vencedor Tylor Hicks tem três nu. 1. Seu winner single “Do I Make You Proud”, dominou o Hot Singles Charts por nove semanas.

Dentre seus 31 nu. 1, quem ficou mais tempo foi o seu primeiro single de seu álbum de estreia. “Truth Is” passou 13 semanas no topo da parada R&B e Adults. Ruben Studdard que teve 16 nu. 1, o seu melhor desempenho foi com o seu terceiro álbum, “I Need An Angel”, no Top Gospel Albums por nove semanas de 2004 a 2005.

O single “Breakaway” de Kelly Clarkson é a terceira maior duração no nu. 1, com 28 semanas. O Idol de maior duração é de “Some Hearts”, álbum de Carrie Underwood. Que ficou no topo por 27 semanas, em seguida, bateu o recorde fazendo o álbum passar para 41 semanas nos charts Country.

Kelly Clarkson fez história nos gráficos da Billboard duas vezes. Seu primeiro single, “A Moment Like This”, deu um salto da posição 52 para o topo na semana de 5 de Outubro de 2002, quebrando um recorde de 38 anos, quando os Beatles com “Can’t Buy Me Love” foram da posição 21 para o número 1 em 4 de Abril de 1964. Kelly ainda detém o recorde de maior salto para o número 1, da semana de 7 de Fevereiro de 2009, quando “My Life Would Suck Without You” saiu da colocação 97 para o número 1. A cantora também fez história em 2005, quando seu álbum “Breakway” atingiu sua 52ª semana na Billboard 200.

Foram longos dez anos de história, e a contagem para sua década começará agora, então mais Idols podem contribuir para a grande história do programa, confira abaixo uma lista com mais detalhes sobre os charts:

Veja os dados divulgados pela Billboard:

Idols com nº 1 na Billboard
Kelly Clarkson 73
Carrie Underwood 62
Chris Daughtry (Daughtry) 38
Fantasia 31
Ruben Studdard 16
Jennifer Hudson 15
Mandisa 15
Clay Aiken 12
Adam Lambert 9
David Cook 8
Kimberley Locke 8
Scotty McCreery 7
Josh Gracin 7
Jordin Sparks 7
Kris Allen 4
David Archuleta 4
Kellie Pickler 4
Elliott Yamin 4
Taylor Hicks 3
American Idol Finalists 2
Bo Bice 2
Jason Castro 2
Bucky Covington 2
Blake Lewis 2
Chris Sligh 2
Paris Bennett 1
Diana DeGarmo 1
Lee DeWyze 1
Tamyra Gray 1
Phillip Phillips 1
William Hung 1

Idols com o maior número de semanas na Billboard
41 weeks: “Some Hearts,” Carrie Underwood (2008) Top Country Catalog Albums
35 weeks: “Inside Your Heaven,” Carrie Underwood (2005) Hot Country Singles Sales
28 weeks: “Breakaway,” Kelly Clarkson (2005) Adult Contemporary Audience
27 weeks: “Some Hearts,” Carrie Underwood (2005) Top Country Albums
24 weeks: “Live Like We’re Dying,” Kris Allen (2010) Christian Digital Songs
24 weeks: “Live Like We’re Dying,” Kris Allen (2010) Christian/Gospel Digital Songs
21 weeks: “Breakaway,” Kelly Clarkson (2005) Adult Contemporary
15 weeks: “The Time of My Life,” David Cook (2008) Adult Contemporary
14 weeks: “Daughtry,” Daughtry (2006) Top Rock Albums
14 weeks: “Daughtry,” Daughtry (2008) Top Hard Rock Albums

Idols que já entraram nas paradas da Billboard:
1ª temporada: (5)
Kelly Clarkson
Justin Guarini
Tamyra Gray
RJ Helton
Jim Verraros

2ª temporada: (5)
Ruben Studdard
Clay Aiken
Kimberley Locke
Josh Gracin
Kimberly Caldwell

3ª temporada (8)
Fantasia
Diana DeGarmo
Jasmine Trias
La Toya London
George Huff
John Stevens
Jennifer Hudson
Leah LaBelle

4ª temporada (4)
Carrie Underwood
Bo Bice
Constantine Maroulis
Mario Vazquez

5ª temporada (9)
Taylor Hicks
Katharine McPhee
Elliott Yamin
Chris Daughtry
Paris Bennett
Kellie Pickler
Ace Young
Bucky Covington
Mandisa

6ª temporada (7)
Jordin Sparks
Blake Lewis
Melinda Doolittle
LaKisha Jones
Chris Richardson
Phil Stacey
Chris Sligh

7ª temporada (7)
David Cook
David Archuleta
Jason Castro
Brooke White
Carly Smithson (We Are The Fallen)
Michael Johns
Kristy Lee Cook

8ª temporada (6)
Kris Allen
Adam Lambert
Danny Gokey
Allison Iraheta
Matt Giraud
Michael Sarver

9ª temporada (4)
Lee DeWyze
Crystal Bowersox
Casey James
Michael Lynche

10ª temporada (10)
Scotty McCreery
Lauren Alaina
Haley Reinhart
James Durbin
Casey Abrams
Paul McDonald (The Grand Magnolias)
Pia Toscano

11ª temporada (2)
Phillip Phillips
Jessica Sanchez