IdolNews2013-1

[Recap] American Idol 2013 – Audições

(Por: Gabriel Duarte)

Mais uma temporada do reality show que é mundialmente conhecido e tem revelado grades artistas como Kelly Clarkson, Jennifer Hudson e Carrie Underwood começa. O American Idol, que por quase 10 anos consecutivos, foi o programa mais visto dos EUA, sofreu pequenas mudanças esse ano: Desde 2010 (último ano de Simon Cowell como jurado do programa) com a saída do mesmo, o formato de júri mudou de 4 para somente 3 nomes da música novamente.

IdolNews2013-1

Para essa temporada, a FOX resolveu voltar com o formato adotado entre 2009 e 2010, com 4 jurados na bancada, e estes são Mariah Carey, Keith Urban e Nicki Minaj, além de Randy Jackson, que está no reality desde sua primeira versão, em 2002. Esse ano foram 7 cidades percorridas no processo de audições, sendo elas New York, Chicago, Charlotte, Baton Rouge, San Antonio, Long Beach e Oklahoma City. Abaixo segue um resumo completo de como foi todo o processo!

Muita gente já deve estar cansada desse formato de audições: Uma sala simples em que os candidatos cantam em Acapella sem nenhum fundo musical atrás. O formato em questão ainda é visto até hoje no programa, e se for para analisar, até que não é tão ruim – querendo ou não, a interação com o júri é bem maior, o que faz os próprios e nós mesmos nos conectarmos melhor com o ambiente e candidatos em questão. E foi isso que aconteceu com Isabelle por exemplo. A candidata cantou uma música bem batida: “Summertime”, de uma forma que favorecesse a voz, e deu certo, já que foram dados 4 “yes” a ela. Confira o vídeo abaixo:

Outros destaques da cidade foram esses dois aí. Típicos “WGWG” (White guy/girl with guitar), que conseguiram levar QUATRO NÃOS, sendo que não foram tão ruins. Vai ver é o tipo já muito generalizado de cantores assim no Idol (vulgo desde 2008 um WGWG vence o programa)… Segue abaixo os dois vídeos, onde o primeiro até a perna aleijada tem!

De New York, vale também destacar mais esses dois: Sarah Restuccio e Gurpreet Singh Sarin. A primeira veio com o country de Carrie Underwood e, na segunda música, o famoso *BOOOM* Superbass! Ela não só impressionou Nicki e os outros jurados como vários brasileiros também (e particularmente, é uma das minhas favoritas essa temporada!). O segundo mostra que não é só de aparência que se faz música. O típico “medo” dos americanos, um homem nascido no Oriente Médio mostrou que pode sim surpreender.

Já no episódio de Chicago tivemos quatro destaques. A audição de uma mulher que conquistou também vário brasileiros “Kez Ban” que além de dizer que não espera vencer, nos mostrou que tem capacidade de quebrar o paradigma de indies no American Idol, passando lindamente para Hollywood (Ela é uma WGWG sim, mas diferente né!).

Outro destaque ficou por conta de Nicki Minaj e sua “safadeza”, perguntando a quase todos os homens se tinham namorada ou não… Só faltava pedir o RG, CPF, identidade, endereço… Mesmo assim, te amamos, Nicki <3

Mariah e Keith ganham no quesito fãs, já que até agora não foi mostrado nenhum fã mesmo da Nicki, porém a mesma foi a única ganhar VTs em que ela foi destaque…

Já no final do episódio, tivemos uma “Joke act” que fez o estilo PAH e gritava mais do que tudo na vida e não parou de cantar SEQUER UM SEGUNDO! O segurança teve que expulsar a coitada da sala! Vejam essa lindeza!

Porém, o “pimp spot” do episódio ficou pra Lazaro Arbos, que é “gago”, mas tem um vozeirão!

Já em Charlotte, tivemos aquela tão comentada briga entre Nicki e Mariah, e tal discussão esquentou durante a audição de Summer Cunningham, que apesar de sua voz combinar com o country, ela diz que não gosta tanto do gênero. Todos os jurados (menos Nicki) acham que ela tem que se enquadrar em um só gênero ao invés de mesclar o country com outro, Keith se sente “ofendido” e Nicki está odiando isso, e, com razão diz que nenhum artista precisa simplesmente se adequar a um tipo só, e pode se dar bem fazendo vários, e é isso que torna um artista mais interessante, a diversidade que ele mesmo pode propor. Ponto pra Nicki, que vem se mostrando uma jurada muito coerente até agora.

Ainda tivemos essa delícia de Ashley Smith, que nos surpreendeu com a sua espontaneidade!

E por último, mais não menos importante, tivemos Seretha Guinn, que teve uma song choice bem exótica pra uma audition – Fresh Prince Of Bel Air, tema do seriado “Um Maluco No Pedaço”. Ela particularmente arrasou e está no hall de preferidas também pra mim e pra muita gente!

Em Baton Rouge tivemos Megan Miller, que conquistou cm a também espontaneidade e a forma com que agiu perante ao problema que ela tem nas pernas. Eu particularmente achei fofíssima! Outro destaque da cidade foi o “altista” Charlie Askew, que perdeu a timidez na frente dos jurados.

No outro episódio tivemos duas cidades: San Antonio e Long Beach. Em San Antonio tivemos Cristabel Clack, dona de um timbre bem agradável de se ouvir. Gostei bastante dela! Já em Long Beach tivemos uma figura bem conhecida por nós brasileiros, o famoso Matheus Fernandes, o anão que tentou “The Glee Project” e nos rendeu altas risadas com a famosa performance de Down. Já no American Idol, ele resolveu apelar ao drama e nos deu essa audição, que até surpreendeu por cantar razoavelmente bem…

Mas o melhor episódio ficou pra Oklahoma, onde tivemos um twist maravilhoso de candidatos ótimos. Um deles foi Kayden Stephenson, que tem duvidosamente 16 anos (mas com aparência de 11). O garoto tem um problema sério de asma, mas mesmo assim não impede de mostrar sua voz bem peculiar ao jurados e passar pra fase de Hollywood.

Porém, o maior destaque do episódio e talvez de todo o processo de audições ficou pra Zoanette Johnson, que chegou cantando o Hino Nacional dos Estados Unidos, deu uma de Vanuza esquecendo um trecho da letra, arrasou nas notas altas e conquistou os brasileiros! Após a cantoria, ela ainda nos rendeu momentos hilários como o pedido em Rede Nacional pra Obama convidá-la a visitar a Casa Branca e o quase choro! Vou dizer pra vocês, essa mulher ainda rende e MUITO!

Ah, e tivemos essa audição surpresa também!

Bom, os episódios de audições já acabaram e esta quarta teremos o primeiro episódio da tão famosa Hollywood Week, e esse ano promete!

Considerações finais – A Bancada de Jurados

Por enquanto, Nicki é a grande surpresa, mas Mariah e Keith estão cumprindo bem o seu papel, mesmo querendo forçar alguns a seguirem uma só linha. Já Randy… É o mesmo de sempre… Já conhecemos a figura… O American Idol vai a ar todas as quartas e quintas-feiras na FOX às 23:00h e o canal SONY Brasil passa também o programa às sextas feiras 21:00h (porém com atraso de 2 semanas). THIS IS AMERICAN IDOL!