MohammedAssaf-NEWS1

Mohammed Assaf vence Arab Idol e palestinos vão as ruas em comemoração

[Via Maria João Guimarães (publico.pt)]

Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas da Cidade de Gaza e de Ramallah, cantando, dançando, parando o trânsito, gritando de cima de prédios, todos celebrando a vitória de Mohammed Assaf, um estudante de 23 anos, no reality show musical, Arab Idol.

Com uma canção palestina chamada “Erque o teu Kaffiey” (tradução de Português-PT), o tradicional lenço que é também um símbolo nacional, Mohammed foi declarado o vencedor do show na noite de Sábado em Beirute, onde é gravado o programa, derrotando um Egípcio, Ahmed Jamal, e uma Síria, Farah Youssef.

“Uma revolução não é só feita por quem leva uma espingarda, é o pincel do artista, o bisturi do cirurgião, o machado do agricultor”, disse Mohammed depois de ter sido declarado vencedor. “Todos lutam pela sua causa da maneira que acham melhor. Hoje represento a Palestina e hoje estou lutando por uma causa através da minha arte e da mensagem que estou mandando.”

“Mohammed Assaf não libertou a Palestina”, twittou um palestino. “Mas trouxe alegria a pessoas que não sorriam durante os últimos 66 anos de ocupação”, completou. Confira o vídeo com o momento do anúncio da vitória de Mohammed:

Veja também uma de suas apresentações no programa: