GuiPod – Motown!!

Essa semana nossos Idols cantarão os sucessos da Motown Records!Falarei um pouco da história dessa grande gravadora que marcou a música negra para sempre! Enjoy =D

A Motown Records foi fundada em 14 de Dezembro de 1959 por Berry Gordy Jr. em Detroit, Michigan. A cidade é conhecida também como Motor Town, devido às diversas montadoras de automóveis ali situadas, e dai surgiu o nome Motown.
Em 1972, a gravadora mudou sua sede para Los Angeles. Manteve-se independente até 1988, quando foi vendida para MCA, e mais tarde, em 1994, para a Universal (que se chamava na época Polygram).

Com a criação da gravadora e o sucesso de seus integrantes (Marvin Gaye, Stevie Wonder, Jackson Five, entre outros) , surgiu o chamado “som da Motown”(Motown Sound), que consistia em um som “soul” bem característico, mesclado com pop. Esse som consistia na utilização de instrumentos do “rhythm and blues”, pandeiros e baterias, além do típico estilo de “canto-e- resposta”, onde um coral repete palavras ou frases da música, herdado da música gospel. Na harmonia do som da motown era característica a presença dos instrumentos de sopro e orquestração grandiosa, sendo assim, considerado precursor da “Era Disco
Desta forma, a Motown Records foi responsável pelo sucesso de diversos hits, tais como “I Heard It Through The Grapevine” de Marvin Gaye, “Please Mr. Postman” do The Marvelettes, “For Once in My Life” de Stevie Wonder, “ABC” do Jackson Five e tantos outros de Diana Ross, The Supremes, Lionel Richie, e outros integrantes da gravadora. Nesta onda de sucesso, até 1971, a Motown havia emplacado nada menos que 110 músicas no top 10 da Billboard.
Talvez mais importante que seu famoso som, foi a integração racial gerada pela gravadora. A Motown conseguiu lançar e tornar famosos diversos cantores afro-descendentes, e fez isso enfrentando o fechado mercado fonográfico elitista da época. Hoje a Black music domina as rádios pelo mundo todo, e às vezes esquecemos que tivemos pioneiros de peso no passado
Bom, agora e o AI com isso? Muitas pessoas criticam a escolha deste tema, visto que ele foi amplamente abordado nas temporadas passadas. É só ver na coluna do Rich, a BACK TO THE TOP!
Enfim, eu leio na comu AI Official váááárias críticas em relação ao tema. Tipo, ok, o tema não é novo. Mas convenhamos, é um tema que merece ser repetido. Não só possui músicas que continuam atuais até hoje, gerando inclusive regravações, como é um tema que testa o competidor ao extremo. O Motown Sound é tão característico, que tentar muda-lo pode ser um desastre. Além disso, é sempre importante mostras às gerações atuais os estilos que influenciaram os artistas de sucesso da atualidade. Revendo essas listas citadas acima, percebemos que poucos foram realmente bons nesta semana (vejam pelo menos as apresentações do AI4, que na minha opinião foram as melhores). E os idols deste ano? Será que conseguem mudar isso?