GuiPod- Itunes

Bem gente, o tema dessa semana como a maioria sabe, é o top download do iTunes. Vou escrever essa semana então sobre a história desse programa de compras de músicas, que, além de ter ganhado fama mundial, se tornou um dos grandes indicadores atuais de sucesso dos cantores. Enjoy! =D

O iTunes foi um apresentado ao mundo em 9 de janeiro de 2001 pela Apple Inc. Inicialmente, o programa multifuncional, funcionava exclusivamentes em computadores com tecnologia Mac, passando a ser compatível com a Microsoft em 2003. A diferença mais significativa entre o iTunes e outros reprodutores de mídia é a Music Store embutida no mesmo (onde também você pode obter podcasts, vídeos de músicas, filmes, livros em áudio e shows de TV) e sua integração multi-nível com o iPod portátil mídia player da Apple. Essa pequena diferença incluiu o programa no mundo musical de forma nunca vista antes. Como ele é a digital store mais acessada (pelo menos nos Estados Unidos), passou a ser um dos indicadores de sucesso de um cantor ou álbum. Apesar de não refletir nem de perto os números reais de vendas, a análise de seus downloads funciona como um espelho do que está fazendo sucesso no mundo real.

Para o American Idol, o iTunes tem sido a ferramenta de divulgação das músicas em versão estúdio dos participantes. Qual a importância disso? Podemos dizer que o iTunes tem mostrado claramente desde 2007(ano em que começou a ser utilizado no programa), quais são os favoritos do público. Indo mais longe ainda, ele pode estar seguindo um rumo de previsão do ganhador melhor do que o famoso “Dial Idol”. Digo isso pois na temporada passada, David Cook liderava de longe as vendas do Itunes, com grande margem de segurança. Esse ano quem lidera atualmente é Adam Lambert, um dos front runners.

Além disso, a loja digital vem sendo utilizada por muitos fãs para acompanhar o sucesso dos singles de seus Idols. Atualmente, o Idol com mais vendas digitais de um single é Jordin Sparks, com “No Air”, com 2.874.000 de downloads. Em segundo e terceiro estão Carrie Underwood , com 2.673.000 por “Before He Cheats” e Kelly Clarkson, com 2.063.000 por “Since U Been Gone”. Correndo por fora ainda se encontra Daughtry com 1.978.000 por “It’s Not Over” e, novamente, Jordin com 1.927.000 por “Tattoo”*. Não podemos esquecer também da batalha dos Davids ano passado, onde “Crush” de Archuleta levou a melhor, apesar da “vitória” não ter se repetido na venda dos Cds.

Não ficou muito claro ainda, qual seria a lista de músicas disponível aos idols. Os boatos iniciais falavam que o tema seria Top 100 downloads atual do iTunes. As reais opções ficariam muito restritas se esse fosse realmente o tema, visto que mais de 50% da lista é Hip Hop. Entretanto corre um novo boato de que o tema na verdade são os #1 do iTunes, ou seja, todas as músicas que já atingiram primeiro lugar no Top downloads do iTunes. Se isso for real, teremos um show bem mais interessante, pois isso inclui músicas de sucesso dos últimos 5 anos.

Bem, é isso, não tenho muito o que comentar sobre o tema de hoje, visto o grande número de opções que eles tiveram para escolha. Acho no entanto que é uma boa oportunidade para que mostrem suas verdadeiras identidades musicais e o tipo de trabalho que pretendem fazer ao sairem do programa. Para os que gostam dos temas atuais, essa será uma ótima oportunidade. Enjoy! =D

*Os números citados podem não estar atualizados, mas a ordem é a mesma.