Idol.News2

Especial – Michael Jackson

O Mito… O Ícone… O Ídolo…

Em 1965, nascia a banda formada por cinco dos nove filhos de Jordan Chandler e Katharine Jackson: Michael, Jackie, Tito, Marlon e Randy eram os componentes da The Jackson Five, que venceu um concurso de talentos em uma escola com a música “My Girl”. O grupo entraria para a história musical do país por ser a primeira banda formada por negros a fazer sucesso.

Em 1971, aos 13 anos de idade, Michael gravou um single solo: “Got To Be There”, e no ano seguinte lançou o disco “Ben”. Seu primeiro álbum solo, “Off The Wall”, foi em 1978. Em 1982, lançou “Thriller” com produção de Quincy Jones. O álbum foi um dos mais vendidos no mundo (é um dos recordistas de venda até hoje) e o astro ganhou oito prêmios Grammy de uma só vez. Em 1984, gravou o disco “Victory”, com os seus irmãos, e foi um dos idealizadores, compositores e participantes de “We Are The World”, música tema da canção que protagonizou uma causa levantada por 45 artistas norte-americanos para levar auxílio à parte mais necessitada da África em 1985.

Afastado das produções musicais, o artista passou a trabalhar, em 1986, com os cineastas George Lucas e Francis Ford Coppola, o que lhe rendeu um filme, Captain EO, que foi exibido até 1998 nos parques da Disney. Em 1987, gravou o disco “Bad”, que alcançou a metade das vendas de “Thriller”.

Em 1992, acabou sua parceria com Quincy Jones e lançou “Dangerous”. A canção “Black or White” foi elogiada pela qualidade, mas o clip foi criticado pelas cenas de violência e ao mesmo tempo elogiado pelos tecnológicos até então inéditos, como a “transformação” de uma pessoa em outra num piscar de olhos.

Em 1993 recebeu o “Grammy Legend Award”, por ser uma lenda viva e por sua contribuição ao mundo da música.

De volta às gravações, em 2001 Michael Jackson lançou “Invencible” e, em 2003, “Number Ones”. “The Ultimate Collection”, lançado em 2004, trazia quatro CDs e um DVD, reunindo os grandes clássicos da carreira de Michael, além de músicas inéditas, apresentações ao vivo, duetos e trilhas sonoras.

Michael recebeu em 2006, oito Guinness World Records. Entre os registros estavam, “Primeiro artista a ganhar mais de 100 milhões de dólares em um ano”, “Primeiro artista a vender mais de 100 milhões de álbuns fora dos Estados Unidos”, “Artista mais bem sucedido no mundo da música”, entre outros, sendo ainda cogitado como o artista mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em mais de 8 bilhões de dólares.

Também no ano de 2006, em novembro, Michael compareceu ao World Music Awards. Recebeu o Diamond Award, dado a artistas que venderam mais de 100 milhões de discos. Durante a premiação, Jackson também recebeu o 9º certificado do Guinness da semana, dado em razão das 104 (na época) milhões de cópias vendidas do álbum Thriller.

Para este ano, Michael tinha planos como o “This Is It”, que seria uma série de 50 concertos que teria início em 13 de Julho de 2009, na O2 Arena, em Londres. Os shows seriam suas primeiras aparições significativas desde a bem-sucedida HIStory World Tour de 1996/1997, já que em 2001, ano de lançamento de seu mais recente álbum de inéditas, não foi realizada uma turnê para sua promoção, apenas 2 shows foram realizados na cidade de Nova Iorque para a comemoração de seus 30 anos de carreira. Os ingressos desses concertos foram vendidos em poucos minutos quando anunciada a venda.

Hoje, 25 de junho de 2009, Michael Jackson foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Às 16h06min, horário de Brasília, o site Los Angeles Times tornou-se um dos primeiros a divulgar a morte do astro. Seu falecimento teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em todo o mundo.

Michael Jackson deixa milhões de fãs pelo mundo mas, sobretudo, uma contribuição incontestável para a música mundial, tendo inspirado e ainda inspirando milhares de cantores e artistas. Michael Jackson é um Ídolo que sempre será lembrado.

Que Deus conforte seus filhos, parentes e amigos.

A equipe American Idol Brasil deixa essa pequena homenagem